quarta-feira, 30 de novembro de 2016

XXX MARABANA - Maratón de la Habana - Cuba (20/11/2016)



O dia ainda estava amanhecendo quando saí da casa onde fiquei hospedada em Havana para uma caminhada de 15 minutos na direção do Capitólio, local da largada e chegada da MARABANA, a corrida mais importante da capital cubana que neste ano de 2016 contou com quase 6 mil inscritos, divididos nas distâncias de 42, 21 e 10km.

Ao pegar meu kit no Hotel Meliá no dia anterior (sem feiras, apenas com a entrega do número de peito já com chip e uma camiseta lindinha), fiquei sabendo que haveria pessoas de 113 países participando. Achei exagero e cheguei a duvidar, mas ali no capitólio já deu pra sentir uma Torre de Babel de corredores! Alemães, franceses, americanos, japoneses, mexicanos, sul americanos..... Enfim! Havia até cubanos... haha
Cuba definitivamente caiu nas graças e na curiosidade dos turistas e nessa leva, claro que os corredores não podiam ficar indiferentes.


Preparada pra largada em frente ao Capitólio
 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Projeto Cuba e Panamá - novembro 2016



Mais um “projeto” chegando.
Desta vez, “arribando” da América do Sul que eu tanto gosto e indo debutar na América Central, mais precisamente em Cuba e Panamá.
A razão de ter escolhido Cuba não é somente pela lenga lenga (repetida muito ultimamente) de que daqui a pouco irá tornar-se uma Miami. Até tem a ver com isso, mas a curiosidade de conhecer essa pequena ilha caribenha, vem de longas datas.
Despida de ideologias políticas, mas com imensa curiosidade, escolhi passar uns dias em Havana e também pegar a estrada para conhecer Cienfuegos e Trinidad.
Os famosos resorts em Varadero não estão nos planos. Se é preciso ser cubano para viver verdadeiramente Cuba, não será em resorts que conhecerei  um pouco o país, mesmo que seja na pele de turista.




Panamá entrou no roteiro por ser escala obrigatória para quem voa de Copa Airlines. Então, com escala na capital do país, vamos aproveitar e conhecer uma das maiores obras de engenharia do mundo, o famoso Canal do Panamá.
Ao fazer minhas pesquisas sobre o Panamá, achei que o local merecia mais do que uma simples escala de horas e consegui esticar um pouco mais a estadia.
Qual não foi minha surpresa ao descobrir que exatamente no dia que eu estarei na cidade, será realizada a Maratona Internacional do Panamá.... 
Isso! Tenho duas corridas de 21km para fazer nessa viagem, uma em Havana e outra na Cidade do Panamá. Serão minhas 49ª e 50ª meias maratonas, respectivamente.

Então vamos lá, tomar mojitos, ouvir salsa, correr e comprar chapéu!