terça-feira, 27 de outubro de 2015

Challenger 50k Costa do Sol Nascente - Aquiraz-CE 24/10/2015

Não sou corredora de aventura, não sou ultra e muito menos sou “casca grossa”.
Sou corredora de asfalto e é do asfalto que eu gosto.
Mas vez ou outra, por pura curiosidade, resolvo fazer uma corrida diferente e foi com esse objetivo que me inscrevi para o “Challenger 50k Costa do Sol Nascente” , na cidade de Aquiraz, a primeira capital do Ceará.

O que mais me atraiu foi a possibilidade de um percurso bonito e nisso eu não saí frustrada de maneira alguma.

Os 50k de Aquiraz poderiam ser feitos em solo, dupla ou quarteto.

Ao receber o convite do amigo Jarbas para a dupla, só fiz uma condição: eu largo primeiro. Ele aceitou e eu escapei do sol mais forte da segunda metade.... :)

Prova organizada por corredores, na sexta feira a noite foi a entrega do kit em um hotel da Prainha e logo depois aconteceu o congresso técnico, com todas as explicações detalhadas a respeito do que iríamos encontrar no dia seguinte.


Congresso técnico com as explicações do André

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Meia Maratona Caixa de Recife - 11/10/2015

Novamente em Recife e desta vez para correr os 21km, já que em março estive na capital pernambucana para participar da tradicional Corrida das Pontes ( aqui ), de 10km, como parte do “Projeto Conhecendo Correndo as Capitais do Brasil”( aqui ).

Não imaginei que, antes mesmo de “fazer” outra capital, iria voltar a Recife, porém, ao saber da Meia Maratona Caixa pelo amigo Jéfferson Malveira, não resisti e fui num bate/volta que valeu a pena não somente pela companhia dele e Julynara, como pela prova que foi muito boa.

Hospedados em Boa Viagem, desta vez os passeios ficaram restritos a caminhadas pela bonita orla, olhando o movimento e aproveitando esses momentos  tão raros que a gente passa assim, sem pressa, sem compromissos, sem horários. Só “charlando” e jogando conversa fora.


Outubro Rosa em Boa Viagem

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Meu sonho era correr....

Ao receber meu kit da Corrida das Assessorias,  me deparei com uma revistinha contendo alguns textos e, dentre eles, me identifiquei de cara com o texto do meu amigo Duda (também conhecido como Dudu)  “ Meu sonho era correr...”.

Pedi-lhe permissão para colocá-lo no blog e acho que assim como eu, vários corredores irão ter essa identificação.

Afinal, penso como ele:
“O corredor mesmo, não é aquele que corre muito tempo ou longas distâncias, tampouco aquele que tem o tênis mais caro... quem corre é o que vence os desafios pessoais, é aquele que mesmo com preguiça, levanta e vai!”

É o que inverte “o desconforto do calor pelo prazer em ver a gota do suor pingando do boné..”

É isso mesmo Duda!
Parabéns pelo texto e nós, apaixonados por esse esporte, vamos continuar correndo e incentivando quem porventura tenha esse mesmo sonho.
Porque eu, um dia o tive. Agora o meu sonho é continuar por muito e muitos anos.


Segue o texto:

Muitos já me perguntaram o que há de interessante em passar minutos e até horas correndo por aí... sempre respondi a mesma coisa à todos: “nem que eu passe horas lhe descrevendo, não conseguirei lhe dar 10% da resposta.”
         Não conseguirei, não por falta de conhecimento, não por falta de prática, nem por uma didática inadequada... mas sim por que correr é sentir, correr é como um abraço, como um beijo, como um carinho de quem você ama... essas coisas não se definem, apenas se sentem...
         Não tenho sonhos impossíveis, prefiro os que posso realizar, por isso sou feliz! Concretizo todo dia um desejo meu, uma passada... os minutos passam e concomitante minha cabeça ferve de idéias para minha família, meu trabalho e meus sonhos...
         Sinta-se bem correndo! É o que desejo aos que se arriscam entrar neste precioso e sagrado mundo do correr. Nem que isso pra você seja um sonho como foi pra mim... vale muito a pena!!!
         No início é assim: cansa um bocado! Por um instante você acha que nunca vai conseguir sair da caminhadinha, mas aí passa-se o primeiro treino... depois vem o segundo e o terceiro... todos associados a dores, suor, cansaço, falta de ar... realmente, é muito estranho... paradoxal!!! Mas garanto-lhes: a recompensa é boa e duradoura...
         De repente você se vê com um mês de treino sem faltar! Bravo!!! É disso que seu corpo precisa: ADAPTAÇÃO. (Acredite, você já se adaptou a coisas muito piores e que nunca lhe trarão benefícios tão prazerosos à curto, médio e longo prazo!) O seu organismo começa a entender que aquela agressão sofrida, cheia de impactos e sobrecargas está virando rotina, então sabiamente ele desenvolve um sistema cada vez mais forte, prolongando o limiar de dor, substituindo as passadas barulhentas à harmônicos passos... invertendo o desconforto do calor pelo prazer em ver a gota do suor pingando do boné...
         Pronto! Você está prestes a ser um corredor! O corredor mesmo, não é aquele que corre muito tempo ou longas distâncias, tampouco aquele que tem o tênis mais caro, um GPS de última geração... quem corre é aquele que sonha e realiza, é o que vence os desafios pessoais, é aquele mesmo com preguiça, levanta e vai!
Tente vencer apenas 12 treinos, vai ver como as coisas ficarão melhores pra você. Isso não vai lhe dar garantia de que irás correr 5 ou 10km nesse curto tempo, mas benefícios como disposição, aumento do débito cardíaco e ventilação pulmonar já vão aparecer, sem falar nos quilinhos a menos (se fizer uma dieta também né?).
Caro amigo, a tal da adaptação nunca vai deixar de existir, ela é que lhe fará evoluir, dar mais uns passinhos de corrida, mais uns metros, mais uns postes, mais uma esquina... e em breve estarás correndo e conversando com um amigo por aí... neste dia sentirás o sabor da corrida e o que há de bom em sair por aí correndo...
Seja amigo dos seus treinos... seja aliado da adaptação... e principalmente: SONHE bastante por que assim como eu ou os outros “doidos” que correm por aí sem destino, VOCÊ TAMBÉM É CAPAZ!!!

Prof. Luis Eduardo Parente Santos (Dudu)



Foto: .Edilberto Campelo