terça-feira, 29 de setembro de 2015

2a. Maratona do Espírito Santo - Vila Velha-ES (27/9/2015)

 De acordo com a divulgação da própria prova, foram 246 concluintes dos 42km, 432 dos 21km e pouco mais de 400 nos 7km, mas na minha opinião a Maratona do Espírito Santo, que nesse domingo teve sua 2ª. edição, tem muito pano pras mangas pra crescer nos próximos anos.

É mais uma opção de maratona no Brasil e com um percurso de ponta a ponta, em uma cidade linda de se visitar como Vila Velha e, consequentemente Vitória, sua vizinha e capital do Estado. Esses dois diferenciais me atraíram quando resolvi me inscrever e voltar à Vitória, onde tinha estado em 2012 para correr a famosa 10 Milhas Garoto (http://liaccampos.blogspot.com.br/2012/09/10-milhas-garoto-vitoria-es-2-setembro.html.).

Vila Velha, antiga capital do Espírito Santo na verdade é a cidade que concentra toda a estrutura da corrida, da entrega dos kits, à concentração dos atletas para pegarem os ônibus que os levarão para a largada do percurso escolhido à chegada e premiação.

Já na inscrição temos a opção de comprar o ônibus para a largada. Na prova de 21km a mesma se dá a poucos metros da beira do mar, no bairro de Interlagos, em Vila Velha, enquanto que a largada dos 42km acontece na famosa e badalada praia de Guarapari.




domingo, 20 de setembro de 2015

2o. Encontro das Assessorias Esportivas - Fortaleza - 20/9/2015


Um evento com expositores de artigos esportivos, palestras, clínicas e finalizando com corrida.
Assim foi a 2ª. edição do Encontro das Assessorias Esportivas.
Recorde de inscritos (3 mil), com vagas esgotando-se antes do previsto, pode-se dizer que foi um sucesso.


jj


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Caño Cristales - Colômbia - julho 2015



Sabe aqueles posts “Não morra antes de visitar esses 10 locais na América do Sul” ou tipo assim? Pois foi neles que eu soube da existência desse rio situado no meio da selva colombiana, na cidade de Macarena.
Caño Cristales, “O Rio das Cinco Cores”.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cartagena das Índias, a cidade amuralhada e suas casas avarandadas - julho 2015

Com certeza Cartagena é o primeiro, senão único local que vem à mente dos brasileiros quando se fala em Colômbia.
Blogs em profusão, sites, excursões.
Fica no caribe colombiano, mas aquelas águas transparentes, aquele mar azul próprio do Caribe não são exatamente o que vamos encontrar por lá.
Não. O charme da cidade vem da sua história que se mantém conservada nas ruas estreitas, casas coloniais de sacadas características, tudo isso envolto pelas famosas muralhas.





quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Medellin - dois dias foram pouco na cidade da eterna primavera (julho/2015)

Medellin entrou no meu roteiro por pura curiosidade
Não uma curiosidade pela cidade em si, mas pela transformação pela qual ela passou  nos últimos anos, deixando o título de “cidade mais violenta do mundo” que ganhou em 1988 para ser hoje uma cidade transformada.

Antigamente dominada pelo tráfico e delinquência, a taxa de homicídios era de 440 por 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, a média mundial é de 10/100 (!). Atualmente, a campeã de homicídios no mundo é a hondurenha San Pedro de Sula, com 187/100 mil e a minha Fortaleza, 8ª. colocada nesse triste ranking no ano de 2014, quase 80/100 mil.

Meu interesse nisso? Ver de perto essa mudança. Ver que é possível e sonhar e acreditar que um dia nosso país, mergulhado na violência do dia a dia, com 19 das 50 cidades mais violentas do mundo, possa vir a mudar também. É “só” querer.
E o “querer” de Medellin passou, principalmente pela educação (claro que também pela repressão, no caso com ajuda dos EUA) com o aumento do orçamento de 3% para 25% nesse setor. Bibliotecas, parques, centros culturais foram criados em locais antes dominados pelo tráfico, lixões e áreas excluídas.

O que eu vi na 2ª. maior cidade da Colômbia, com seus mais de 3,5 milhões de habitantes?
Vi uma cidade bem “misturada” socialmente. Pensando em encontrar um local dominado inteiramente pelas favelas que sempre vi em fotos, me surpreendi com bairros chiques, carros caros nas ruas, restaurantes e bares como qualquer outra metrópole de primeiro mundo.



Zona nobre de Medellin

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Bogotá e Zipaquirá, a maravilha da Colômbia - julho de 2015

Com população de pouco mais de 7 milhões de habitantes e entre 8 e 9 milhões (se contar com sua região metropolitana), Bogotá  é uma das cidades mais povoadas da América do Sul, enquanto que sua altitude de 2640m acima do nível do mar a coloca na posição de 3ª. capital mais alta do mundo (perdendo para La Paz e Quito). Em razão dessa altitude, a cidade possui um clima sempre agradável, com temperatura média em torno de 14oC.


Do Cerro de Monserrate, a vista da imensa Bogotá abaixo