segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

II Desafio das Pontes - 27/1/2013




Primeira prova do ano em Fortaleza. 

Não foi bem uma prova oficial, uma vez que a organização é feita por amigos que gostam de correr.

Ano passado não participei do Desafio das Pontes porque uma das exigências para os participantes era a de que o pace fosse de 6min/km. Como estava bem abaixo  da minha realidade para uma corrida de 24km, resolvi ficar de fora.

Este ano, como não foi feita  essa exigência, resolvi participar, mesmo com certo receio de ficar muito atrás do grupo, que eu sabia ser de muito corredor queniano.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Treino num domingo em Maranguape



Cada vez mais, sinto o quanto é verdadeiro meu pensamento de que um treino diferente com colegas supera em prazer diversas corridas.

Hoje foi um desses dias.

Há tempos que eu estava com vontade de treinar em Maranguape, mas sempre havia algum empecilho.

Finalmente nesse domingo deu tudo certo.

Acordei ainda na escuridão e, mesmo com uma chuvinha fina e convidativa me chamando insistentemente pra ficar no aconchego da minha cama, consegui força e determinação suficientes para me levantar, me preparar e sair pra pegar uma carona com meu amigo Lucílio, porque desorientada como sou, se fosse sozinha só chegaria na hora de voltar.

30 km depois (de carro!) chegamos ao ponto de encontro onde vários outros “viciados” já estavam aguardando a hora de partir.


Djacir chegou cedo pra registrar o nascer do sol em Maranguape

sábado, 19 de janeiro de 2013

Música X Corrida X Filhos



Muito se discute sobre o hábito de correr ouvindo música. 

Existe o bloco dos que acham as duas coisas incompatíveis e que não se deve correr ouvindo música porque a corrida seria um horário dedicado a você mesmo e a música atrapalharia esse momento.

Ou então porque ela distrai o corredor, o que poderia ocasionar acidentes. Ou ainda porque, com o som, os corredores não teriam a percepção exata do seu corpo, do seu esforço, do seu modo de correr. 

Já o bloco dos favoráveis à música, do qual eu faço parte, não dispensa o mp3. 

Além de dar um “gás extra”, inclusive tendo sido comprovado cientificamente pelo treinador e pesquisador inglês Costas Karageorghis, um dos maiores especialistas em psicologia do esporte no mundo que demonstrou, em um estudo realizado em 2009 e publicado no Journal of Sport & Exercice Psycology, que a música certa pode fazer você correr mais e melhor — o tempo passa mais rápido, você ganha ritmo, diminui sua percepção de cansaço e melhora o humor --, não acho que correr com música me atrapalhe em nada.

Pelo contrário. Enquanto corro, há os momentos em que, mesmo com o som no meus ouvidos, reflito sobre meu dia, faço planos, tento resolver problemas
Há também os momentos em que me concentro nas músicas e até canto! 



domingo, 6 de janeiro de 2013

Carlos Dias e o Desafio Pelas Capitais


Ano novo, hora de colocar a listinha de sonhos de viagens/corridas em dia e ver qual dos ítens dará pra encarar. No meu caso o rol é grande, mas preciso ver época, férias, filhos, custos e ir “ticando” aos poucos a minha listinha.

Em Fortaleza, sinceramente as provas pra mim serão poucas. Farei as que se propuserem diferentes e darei preferência aos meus treinos, que são na hora que quero, no percurso que quero e acompanhada com quem eu escolher . Pra que melhor?

Falar em provas diferentes em Fortaleza, os grandes circuitos nacionais de corridas de rua finalmente enxergaram o nosso potencial e estão aportando em 2013.
Dois deles já têm data certa:
Circuito das Estações Adidas:  17 de março
Fila Night Run: 27 de abril.
A Corrida das Cores, apesar de nova,  também incluiu nossa capital em sua programação de várias provas  por 13 cidades brasileiras.

Além dessas, nossa cidade fará parte, nos dias 29 e 30 de junho, do Desafio 24 horas pelas 27 capitais brasileiras.

Por trás dessa grande empreitada está o ultramaratonista Carlos Dias que passou rapidamente por Fortaleza nesse final de 2012 para ministrar palestra sobre os desafios dos quais tem participado e que foram muitos.


Carlos Dias em Fortaleza